Não consegue visualizar? Clique aqui

imagem

header

imagem
imagem

INFODNMS | ATIVIDADE POLÍTICA DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS | Nº 8 - ABR 2017

imagem
        imagem
        imagem
  foto imagem

Nova Lei, reforça proteção de crianças e jovens em situações de violência doméstica

A Assembleia da República aprovou por unanimidade o diploma que resultou de um projeto do GPPS, o qual fixa em dois dias o prazo para o Ministério Público poder intervir na restrição do direito de guarda e de visita a agressores de menores. «Esta lei vai permitir que possamos proteger as nossas crianças em situação de conflitualidade e violência conjugal podendo-se salvar vidas que têm sido muito fustigadas» defendeu a deputada socialista Elza Pais em declarações à Lusa.

CITAMOS JORNAL PÚBLICO

DECLARAÇÃO DE ELZA PAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Convenção Autárquica para a Igualdade reúne centenas no CCB

O DNMS promoveu a Convenção Autárquica para a Igualdade, que reuniu centenas de pessoas no Centro Cultural de Belém no passado dia 11. O objetivo foi o de lançar o debate sobre as lideranças políticas paritárias e o modelo de cidade sustentável participado e inclusivo que as mulheres socialistas e o PS defendem para o novo ciclo politico autárquico. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do Partido Socialista, Eduardo Cabrita, ministro adjunto e Elza Pais, presidente do DNMS, foram alguns dos oradores do evento.

OIÇA AQUI A INTERVENÇÃO DE ANA CATARINA MENDES

OIÇA AQUI A INTERVENÇÃO DE EDUARDO CABRITA

OIÇA AQUI A INTERVENÇÃO DE ELZA PAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS elogia aplicação informática de apoio às vítimas de violência doméstica

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas congratulou-se pela iniciativa do governo e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género de promoverem uma aplicação informática que permite às vítimas de violência doméstica acederem de uma forma rápida a diversas informações, como serviços de apoio ou entidades que podem dar aconselhamento jurídico ou psicológico. A aplicação divulga ainda os contatos para apresentação de denúncias destes casos. A APPoio contra a violência doméstica já está disponível para download na APP Store e Google Play.

VEJA COMUNICADO DNMS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS organizou conferência sobre Estratégias Europeias pela Igualdade de Género

O DNMS promoveu uma conferência sobre Estratégias Europeias pela Igualdade de Género no Cine Teatro Lagoense, na cidade da Lagoa, que decorreu a 18 de março. A iniciativa insere-se no cumprimento da missão do departamento de alertar para as desigualdades e apontar soluções para atingir uma progressiva igualdade de género. O presidente honorário do PS/Açores, Carlos César e a presidente da câmara municipal da Lagoa, Cristina Calisto Decq-Mota, foram algumas das personalidades a marcar presença no evento, o qual encerrou com a exibição do filme «As sufragistas», seguido de comentários e debate.

VEJA MAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Margarida Marques quer maior celeridade na aprovação de políticas de igualdade na UE

Apesar dos progressos alcançados na União Europeia, um relatório da Comissão Europeia de 2017 sobre a igualdade entre mulheres e homens mostra que é necessário que os estados membros continuem a trabalhar para diminuírem a desproporção que ainda se verifica ao nível do emprego e rendimento e da possibilidade de conciliação entre a vida profissional e familiar. Em artigo de opinião publicado no Ação Socialista, Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, defende que, entre outras medidas, se conclua rapidamente a negociação da diretiva relativa à melhoria do equilíbrio nos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa.

LEIA MAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Mulheres são maioritárias no executivo da câmara municipal de Lagoa

Em Lagoa, «a participação das mulheres na vida do município é tão natural como a dos homens». A frase é de Cristina Deq Mota, presidente da edilidade, que num artigo de opinião no Ação Socialista, realça as boas práticas seguidas no conselho e salienta que o executivo municipal, composto por sete membros, tem uma representatividade feminina de 57%.

VEJA MAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Carla Miranda defende que é preciso reforçar o papel das mulheres no dia a dia das cidades

Num artigo de opinião publicado no Ação Socialista, a deputada Carla Miranda enunciou uma série de questões que se prendem com o envolvimento das mulheres nos programas de desenvolvimento e mudanças no planeamento urbano e ressalvou que estas ainda são excluídas nos nomes das ruas ou nas exposições dos museus nacionais e municipais.

VEJA MAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Dalila Araújo em ação de formação sobre a paridade/cidades 50/50

As mulheres socialistas da FAUL organizaram no passado dia 23 de março uma ação de formação dedicada à paridade/cidades 50/50. Dalila Araújo foi uma das intervenientes numa dinâmica que o DFMS-FAUL quer prosseguir.

VEJA AS FOTOS AQUI

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Lina Silveira defende que é preciso quebrar barreiras para as mulheres chegarem a líderes

As capacidades de liderança são desenvolvidas através de um processo transformacional interno mas também da interatividade com os que nos rodeiam. Lina Silveira, num artigo de opinião publicado no Ação Socialista, chama a atenção para que não basta uma mulher ter capacidades, desenvolvê-las, e até ter a vontade de avançar para a esfera pública sem que sejam promovidos mecanismos que lhes deem voz. «A capacidade de liderança só cresce a par das oportunidades que são dadas (…) e necessita de quebrar a barreira cultural que lhe é imposta», escreve a fundadora da plataforma de serviços PIC – Progress Inovation and Change.

VEJA MAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

PS condena considerações do presidente do Eurogrupo sobre países do Sul

Em carta enviada pela secretária adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, ao presidente do Partido Socialista Europeu, o PS condena as palavras do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, sobre os países do Sul da Europa, considerando-as «ofensivas, xenófobas e contrárias aos prinicipios fundamentais do projeto europeu, que não podem ser toleradas por nenhuma força política europeia, especialemente pela família socialista».

VEJA MAIS

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Elza Pais realça avanços de Portugal nas políticas contra a discriminação racial

A Discriminaço Racial e a Xenofobia foi o tema da intervenção da deputada socialista Elza Pais na reuniao plenária da Assembleia da República onde foram discutidos a proposta de lei do governo e os projetos do CDS e do Bloco de Esquerda. A deputada e presidente do DNMS realçou as boas práticas seguidas em Portugal nesta área e lembrou que o país está em lugares cimeiros nos ranking mundiais de países que já põem em prática as políticas de integração de emigrantes.

OIÇA AQUI A INTERVENÇÃO DE ELZA PAIS

 
        imagem
        imagem

2017© DNMS - DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Largo do Rato, 2 - 1269-143 Lisboa | Telf.: 21 382 20 00 | Email: dnms.novasliderancas@ps.pt

Siga-nos em:
WWW.MULHERES.PS.PT  |  WWW.FACEBOOK.COM

 

 
Youtube Twitter Facebook