Não consegue visualizar? Clique aqui

imagem

header

imagem
imagem

INFODNMS | ATIVIDADE POLÍTICA DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS | Nº 6 - FEV 2017

imagem
        imagem
        imagem
  foto imagem

Elza Pais realÇa o importante papel de MÁrio Soares na implementaÇÃo de polÍticas para a igualdade em Portugal

A presidente do DNMS homenageou Mário Soares pelo seu importante contributo para a igualdade em Portugal. Numa declaração política proferida na Assembleia da República, Elza Pais, deputada pelo Partido Socialista, salientou o importante papel do antigo primeiro-ministro e presidente da República em vários domínios, como a criação da Comissão da Condição Feminina, hoje Comissão de Cidadania e Igualdade de Género, o desaparecimento da figura chefe de família, a abertura da carreira diplomática às mulheres e o fim da discriminação legal para os filhos nascidos fora do casamento.

Ouça aqui a intervenção.

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS promove formaÇÃo em Media training para fomentar estratÉgias de participaÇÃo televisiva

O curso de formação em Media Training para Televisão, ministrado por Carla Rocha, foi mais uma das iniciativas concretizada pelo Departamento Nacional de Mulheres Socialistas. A formadora enfatizou a necessidade de os políticos conseguirem defender as suas ideais e causas de forma clara e assertiva, de modo a transmitirem uma mensagem organizada, sintética e forte. Outro dos ângulos abordados foi a importância de passarem uma imagem de confiança e credibilidade de forma a estabelecerem uma relação de empatia com as audiências para quem comunicam.

Ver resumo.

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Elza Pais defendeu um papel mais ativo da UniÃo Europeia na crise dos refugiados

A presidente do DNMS interveio na conferência Refugiados e Migrações: A Prevenção de Conflitos e as Soluções, organizada pela subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Elza Pais realçou que a crise dos refugiados é a maior crise humanitária depois da II Guerra Mundial, envolvendo 59 milhões de deslocados. E lembrou que se princípios de solidariedade e de responsabilidade que norteiam o projeto europeu tivessem sido devidamente aplicados, estes teriam permitido o acolhimento de todas as pessoas obrigadas a fugir das guerras no Iraque, Afeganistão e Síria.

Ouça aqui a intervenção.

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS reuniu com Departamentos Federativos de Mulheres Socialistas

O Departamento Nacional de Mulheres Socialistas reuniu com vários Departamentos Federativos de Mulheres Socialistas em dois encontros que decorreram no Porto e em Coimbra. Na cidade nortenha, marcaram presença as estruturas de Braga, Bragança, Porto, Vila Real e Viana do Castelo, tendo a sessão de abertura contado com a presença do presidente da Federação do PS Porto, Manuel Pizarro. Em Coimbra o início dos trabalhos teve como convidado o presidente da Federação do PS Coimbra, Pedro Coimbra, numa sessão onde participaram os DFMS de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu.

Veja aqui e aqui.

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS saÚda governo liderado por AntÓnio Costa pelas polÍticas de abordagem global da igualdade

No balanço do primeiro ano de governação socialista, o DNMS elogiou o executivo liderado por António Costa pelo sucesso no acolhimento das recomendações da União Europeia em prol de uma abordagem global da igualdade, bem como pela política transversal desenvolvida relativamente às práticas sociais, de emprego, educação, inovação, saúde, desenvolvimento sustentável das cidades e coesão territorial.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Eurodeputada Maria JoÃo Rodrigues elogiada pela aprovaÇÃo do relatÓrio “Pilar dos Direitos Sociais”

O trabalho desenvolvido pela eurodeputada Maria João Rodrigues em prol da aprovação do relatório para o Pilar dos Direitos Sociais foi classificado como um dos maiores contributos para o reforço dos direitos humanos e sociais dos cidadãos e cidadãs europeias pelo DNMS. A relatora viu a sua proposta ser aprovada por uma larga maioria de eurodeputados, contra o voto das correntes mais conservadoras e neoliberais do Parlamento Europeu, nomeadamente os parlamentares alemães do partido de Merkel. As novas diretrizes contêm importantes inovações no domínio social e laboral, incluindo medidas marcantes com interesse para Portugal.

Ler Mais

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Dalila AraÚjo realÇa o desafio da aposta em cidades inteligentes no prÓximo ciclo polÍtico autÁrquico

Num artigo de opinião publicado no Ação Socialista, a presidente adjunta do DNMS, Dalila Araújo, realçou a importância da construção de cidades inteligentes no próximo ciclo político autárquico. A deputada lembrou que o conceito é uma prioridade nas políticas da União Europeia no estímulo e apoio aos estados membros, nomeadamente através da Estratégia “Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”. Para a dirigente socialista, as cidades inteligentes do futuro devem ser “um local onde as redes e serviços tradicionais são tornados mais eficientes pelo uso de tecnologias digitais e de telecomunicações, para o benefício dos seus habitantes (…) incorporando tecnologias na gestão do território e utilizando essas ferramentas no planeamento e gestão urbana, no desenvolvimento sustentável, na eficiência energética, na participação cívica dos cidadãos no governo das cidades, tornando os territórios mais competitivos, inovadores, criativos e atrativos para viver, investir e trabalhar”.

Ler Mais

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

Elza Pais defende mais regulamentaÇÃo nas polÍticas para a Igualde de GÉnero numa audiÇÃo ao ministro adjunto Eduardo Cabrita

Elza Pais participou na audição sobre políticas de igualdade ao ministro adjunto Eduardo Cabrita na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. A presidente do DNMS manifestou-se a favor de mais legislação nesta matéria, ressalvando que a autorregulação não tem sido suficiente para que se dê passos significativos contra as discriminações de género no mercado de trabalho, nomeadamente em termos salariais e durante a gravidez.

Ouça aqui a intervenção.

 
        imagem
        imagem
 

ConvenÇÃo AutÁrquica
"Cidades 50-50 - Passo Decisivo para a Igualdade de GÉnero"


11 DE MARÇO
Centro Cultural de Belém - Sala Almada Negreiros

 

PARTICIPE. CONTAMOS CONSIGO!

 
        imagem
        imagem

2016© DNMS - DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Largo do Rato, 2 - 1269-143 Lisboa | Telf.: 21 382 20 00 | Email: dnms.novasliderancas@ps.pt

Siga-nos em:
WWW.MULHERES.PS.PT  |  WWW.FACEBOOK.COM

 

 
Youtube Twitter Facebook