Não consegue visualizar? Clique aqui

imagem

header

imagem
imagem

INFODNMS | ATIVIDADE POLÍTICA DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS | Nº 5 - JAN 2017

imagem
        imagem
        imagem
  foto imagem

ADEUS MÁRIO SOARES

O DNMS emitiu uma nota de pesar pela morte de Mário Soares, considerando-o o maior português e maior político do século XXI. O comunicado refere também que o ex-presidente da República e membro fundador do Partido Socialista foi um dos portugueses que mais lutou pelos direitos e liberdades, sempre acreditando no caminho da paz, da democracia e bem-estar das pessoas.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS CONGRATULA-SE PELA REPRESENTAÇÃO EQUILIBRADA DE MULHERES E HOMENS NAS EMPRESAS.

O DNMS congratula-se com a apresentação, pelo Partido Socialista, de uma proposta de lei que estabelece o regime de representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das empresas do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

REGULAÇÃO URGENTE DAS PENSÕES DE ALIMENTOS EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Elza Pais, presidente do DNMS, interveio no debate parlamentar sobre o projeto lei de Regulação Urgente das Responsabilidades Parentais e Pensão de Alimentos nas situações de Violência Doméstica, já aprovado na generalidade, tendo descido à 1º Comissão ACDLG. A deputada defendeu que estes processos devem ser agilizados de forma a defender o interesse superior dos menores.

Ler Mais

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS PROMOVE DEBATE SOBRE DIREITOS HUMANOS NO PORTO

O DNMS e o DFMS Porto promoveram uma sessão de esclarecimento sobre "Direitos Humanos - ameaças ou novos avanços! Por uma Sociedade Livre de Discriminações" para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Elza Pais, presidente do departamento, interveio na sessão, seguindo-se um debate que contou com a participação do deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos, da professora universitária no IPATIMUP, Raquel Seruca, e de Esther Quinteiro, Professora na Universidade de Salamanca e Universidade Portucalense. O presidente da Federação do Porto, Manuel Pizarro abriu o debate, contando com a presença do presidente da Concelhia, Tiago Barbosa Ribeiro e a presidente do DFMS, Teresa Fernandes, na sessão de encerramento. A moderação coube à deputada Gabriela Canavilhas.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS QUER MAIS INCLUSÃO NA APRENDIZAGEM DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS

O roteiro "Mais Conhecimento, Menos Desigualdade" continua a percorrer várias cidades do país, tendo desta vez parado em Aveiro, onde a sessão contou, entre outros, com a presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de democratização do conhecimento como direito inalienável, tendo sido ainda valorizada a inclusão para a aprendizagem das competências digitais.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DORA BRANDÃO DEFENDE QUE LEI DA PARIDADE CRIA NOVAS SINERGIAS NO ELEITORADO FEMININO

Dora Brandão, presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo, defendeu que o facto de haver mais mulheres na política autárquica vai fazer com que uma grande franja do eleitorado se reveja e influencie o poder local. Em simultâneo, a dirigente socialista preconiza que a iniciativa do PS de rever a lei da paridade, no sentido de ser obrigatória uma representatividade mínima de 33% em todos os municípios e freguesias, independentemente do número de eleitores, vai dignificar o exercício da democracia no poder local.

Ler Mais

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

PARTICIPAÇÃO DE ELZA PAIS NO FÓRUM EUROPA DA JS

A presidente do DMS, Elza Pais, participou como oradora no painel sobre “A crise dos Refugiados, uma oportunidade”, que decorreu no âmbito do Fórum Europa da Juventude Socialista. A iniciativa teve como objetivo apontar soluções para uma da situações mais dramáticas da atualidade, com apelo ao incremento das políticas de solidariedade e inclusão em todos os Estados europeus.

Ler Mais

 
        imagem
        imagem
  foto imagem

COMISSÃO POLÍTICA DO DFMS DE SETÚBAL CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE ELZA PAIS

A Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Setúbal convidou a Presidente do DNMS para participar numa Comissão Política do Departamento, onde tivemos oportunidade de analisar a situação politica atual em matéria de Igualdade e Não Discriminação, bem como os avanços legislativos já alcançados nesta legislatura e os novos avanço da agenda política na área das eleições autárquicas, nomeadamente o critério votado em Comissão Politica Nacional para que as listas sejam tendencialmente paritárias e a Proposta de Lei que o Governo está a preparar, e que foi aprovada no dia 5 de janeiro passado, sobre uma representação equilibrada de mulheres e homens nas empresas cotadas em bolsa e no setor empresarial do Estado. Partilhou-se também informação sobre as diversas iniciativas do DNMS e do DFMS de Setúbal, apelando-se a uma ampla participação nas mesmas.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

DNMS DEFENDE UMA NOVA AGENDA PARA A IGUALDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO

Em mensagem de Natal enviada aos militantes, o DNMS reforçou que vai continuar a lutar pela construção de uma nova agenda para a igualdade e não discriminação transversal a todos os domínios da vida pública, em colaboração com o governo e grupo parlamentar do Partido Socialista.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem
  foto imagem

A NÃO ESQUECER

A formação Media Training para a Ação Política, ministrada por Carla Rocha, decorre nos dias 11 e 12 de janeiro na sede do Partido Socialista, largo do Rato. O objetivo é o de se reforçar a preparação das intervenções públicas nos media.

Ler Mais
 
        imagem
        imagem

2016© DNMS - DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Largo do Rato, 2 - 1269-143 Lisboa | Telf.: 21 382 20 00 | Email: dnms.novasliderancas@ps.pt

Siga-nos em:
WWW.MULHERES.PS.PT  |  WWW.FACEBOOK.COM

 

 
Youtube Twitter Facebook